Uma coisa sempre foi clara na minha jornada: sou uma pessoa multitarefa, antenada e com uma sede insaciável de aprender. Compreendo que o sucesso de um projeto depende de um conjunto de fatores e de como cada peça se conecta, por isso aprendi a me virar onde quer que me colocassem.

Minha trajetória no universo da criação começou cedo, aos 13 anos, quando criei o blog “Gordinha Glam”, que fez sucesso, saiu na mídia e me levou a criar comunidades no Orkut.

Aos 14 anos, fundei a Rock Romance, uma empresa que mantive até os 19 anos e que me ensinou lições valiosas sobre empreendedorismo e gestão criativa. A empresa fechou por conta de uma série de problemas de saúde que tive na época, decorrentes da obesidade. Durante esse período, desenvolvi uma paixão por fotografia e design, fazendo exposições focadas em patrimônio histórico.

Adorava explorar as histórias por trás dos lugares e das pessoas que haviam habitado esses espaços. A exposição passou por bibliotecas, shoppings, bancos e universidades no Rio Grande do Sul. Nessa época, me tornei Social Media e fazia freelas de design, o que me levou a fazer uma formação em Marketing e Design de Interiores, tendo passado em universidades como UCS e UFSM. 

Loja Rock Romance: criada por Marry ainda na pré-adolescência quando imaginava que seria designer.

Aos 20 anos, fui convidada para gerenciar livrarias, começando na Estação das Palavras, no Shopping Monet, em Santa Maria (RS), o que me fez mudar de cidade e me proporcionou uma compreensão profunda sobre o mercado editorial. Foi naquele momento que comecei a cursar Letras na UFN e a receber minhas primeiras leituras críticas, sem nem saber que esse termo existia, pois o serviço ainda era praticamente desconhecido no Brasil, e meu interesse se expandiu para a biblioterapia.

Enquanto gerenciava as livrarias — trabalhei em outras duas redes —, fiquei frustrada ao ver livros incríveis com capas maravilhosas e sinopses fracas ou até mesmo com bom marketing, mas conteúdo ruim. Percebi que um livro precisa ser bem trabalhado em todos os aspectos, da criação à distribuição.

Com o tempo, fui acumulando experiências também em editoras, revistas, empresas de comunicação e em lançamentos digitais, unindo minhas formações em Marketing e Letras, além de me especializar em Gestão de Projetos e Criação Literária.

Fui uma das primeiras formadas pela Academia Brasileira de Letras (ABL), no curso para Formação de Escritores, da UFRJ e Universidade das Quebradas.

Atualmente, curso Ciência da Criatividade, uma área nova no Brasil, e dou aulas de literatura enquanto pesquiso o desenvolvimento criativo de jovens na criação de redações. 

Também dei aulas de Criação Literária para a primeira turma da Academia Editorial Júnior (AEJ), projeto do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), responsáveis pela Bienal do Rio, com foco na profissionalização de novos talentos no mercado editorial.

Creio que em torno de 300 autores e projetos já passaram por mim e, com isso, me sinto preparada para lidar com todas as etapas do processo criativo – desde a idealização e escrita até a distribuição e divulgação.

Em 2022, fui premiada como Especialista em Projetos Criativos pelo Jornal do Povo (RS). Como nômade, viajei pelo Brasil fazendo pesquisas para livros e marcas, além de assessorar lançamentos e feiras literárias.

Hoje, moro no Rio de Janeiro (sou gaúcha de nascimento, mas carioca de alma!). Mudei-me para cá porque três autores com quem trabalhei e assessorei foram aprovados no Rio2C, a maior Feira de Criatividade da América Latina, apresentando seus projetos para editoras, produtoras e agências. A partir disso, conseguimos oportunidades únicas.

Minha carreira inclui também o lançamento de dois livros: O Guia para Escritores Perdidos, um manual leve e divertido sobre criação literária usando exemplos de RPG e filmes, e O que Habita sob Minha Pele, uma coletânea de lendas urbanas sobre mulheres, escrita durante minha pesquisa como nômade.

Agora, além de atuar nos bastidores, ajudando a criar e desenvolver projetos, sou Membro Fundadora da Academia dos Imorríveis, um coletivo de autores e artistas que quer fazer a diferença na cultura, dando voz a quem já foi muito silenciado. Também sou autora do conto A Cigana Casmurra do Alto do Morro, publicado pela Editora Flup em 2025, e escrevo romances com toque de fantasia. Afinal, a vida é muito sem graça sem o fantástico, não é?

Sobre a Casa dos Autores

Agência Conselhos Literários

Um lar para projetos criativos, uma agência de criação de livros! Atualmente, em nossa comunidade, fundada em janeiro de 2020, temos cerca de 250 autores, artistas e profissionais criativos.

O projeto nasceu de um sonho: evitar que boas ideias se perdessem, engavetadas por falta de apoio ou refinamento, e garantir que os autores não se sentissem mais sozinhos. Frustrada pensando em quantas ideias e obras seguiam engavetadas por aí e estressada tentando dar conta de todos os autores que precisava auxiliar, seja em lançamentos ou com as leituras críticas, Marry, um dia, ao olhar o mar, teve uma ideia: entendeu que conselho bom pode ser pago, sim, desde que faça diferença na vida das pessoas! 

Na Agência Conselhos Literários, sempre haverá alguém — seja um colega ou um profissional do mercado — disposto a apoiar, orientar e mostrar como elevar o potencial de cada obra.

A grande proposta da agência é ser um verdadeiro lar onde histórias ganhem vida, seja no editorial, digital, audiovisual e além.

O foco de fundadora — que já ajudou vários autores de diferentes regiões do país a se apresentarem em pitchings diante de editoras, produtoras e players — é apoiar criativos de todas as idades e gêneros, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para que consigam mostrar suas ideias ao mundo. Sua maior paixão, no entanto, é ajudar jovens em momentos de pressão para tomar decisões importantes a compreender que o mundo é vasto e o potencial deles, ainda maior!

Onde histórias ganham vida e livros encontram seu caminho. Acompanhe o trabalho da casa dos autores e profissionais criativos no Instagram:

Na Agência CL, ensino que um bom autor precisa entender como profissionalizar seu projeto e um bom profissional sabe como é ser um autor. Também gosto de sempre comentar que um especialista com livro sempre terá mais impacto do que um sem nome na capa de uma obra.

Em 2023, fui patrocinadora, pela Agência Conselhos Literários, da Casa Escreva, Garota!, de Lella Malta, na FLIP, levando nossas autoras para debates e fazendo lançamentos no evento e, no ano seguinte, fui convidada pela Casa Sebrae — O Lar dos Projetos Criativos, para palestras e rodas de conversa na FLIP 2024, ambas fazendo parte da programação oficial. Também em 2024, fiz parte do Projeto Mercado Editorial pelo Sebrae RJ.

Nessa década de carreira, ajudei autores de diversos países, como Espanha, África, Alemanha, Portugal e outros da América Latina, além de, na Agência, termos uma rede de autores espalhados por todo o Brasil, formando uma grande família. Esse é meu diferencial: ser uma matriarca para quem busca apoio e conselhos. Aliás, o nome da empresa surgiu por isso: conselho bom se vende, sim!

Sempre brinco que a Agência é uma espécie de ‘’Malhação’’ do Mercado Editorial, que visa contratar e ensinar a galera que está com sede de começar e crescer na carreira. 

MISSÃO: Contribuir para que projetos criativos e literários saiam do mundo das ideias e tornem-se reais, com senso crítico e qualidade.  

plugins premium WordPress